
Reprodução: Wikipedia
O cinema irlandês tem se destacado nos últimos anos, quando títulos como Once, Leap Year, Michael Collins, P.S I Love You, entre outros, atravessaram oceanos e fizeram sucesso em diversos países, inclusive no Brasil.
E se você é cineasta e quer se inteirar sobre a área no país, a boa notícia é que a indústria cinematográfica irlandesa está em pleno crescimento. De acordo com a agência nacional de cinema irlandesa, chamada de Irish Film Board, no último ano o setor gerou um lucro de 550 milhões de euros e empregou mais de 6 mil pessoas.
Como trabalhar na área?
Se uma das suas metas em terras irlandesas é trabalhar com cinema por aqui, o primeiro passo é ficar por dentro de tudo o que acontece no setor. Para isso, uma boa fonte é o portal da Irish Film Board, onde quase diariamente são publicadas notícias a respeito.
Ao mesmo tempo, é importante participar de eventos, workshops e discussões sobre filmes. Também tente se cadastrar para trabalhar como voluntário em festivais de cinema, afinal, essa é uma boa forma de conhecer pessoas da área e, futuramente, conseguir uma vaga remunerada.
Na hora de pesquisar as vagas do setor, o portal da Film Base é de grande ajuda. Trata-se de uma associação de cineastas que fica localizada na região do Temple Bar, no centro de Dublin. Além de informações, a Film Base disponibiliza regularmente em seu site uma lista atualizada com oportunidades de trabalho. Portanto, vale sempre checar!

Reprodução: The writing business
Onde estudar?
Se cinema é sua paixão e você pretende se dedicar a estudar o tema, Dublin também tem opções para você. Isso porque a maioria das universidades no país oferece cursos, tanto de graduação como pós e mestrado na área.
O Instituto de Arte, Design e Tecnologia de Dun Laoghaire, por exemplo, possui cinco cursos de graduação relacionados à área. Animação, Produção de Cinema e Efeitos Digitais são algumas das opções. Todos têm duração de quatro anos. Se você já possui formação na área, os cursos de mestrado em Mídia Digital, Criação de Roteiro e Produção para Rádio e TV, ministrados pela instituição, duram um ano.
Na Dublin City University (DCU) é oferecido o bacharelado em Multimídia. O curso possui duração de três anos e tem um currículo bem abrangente, englobando disciplinas como edição de vídeos, webdesign e 3D.
Já na University College Dublin (UCD) existem duas opções de mestrado na área, uma em Produção e outra em Film Studies, que consiste basicamente na história do cinema; nesse curso todos os gêneros, períodos e formas da sétima arte são analisados.
Se você se interessar por algum, vale a pena entrar em contato diretamente com as universidades para verificar requisitos, preços e informações adicionais.
Para aprimorar o currículo
Para quem não pretende investir em uma graduação ou mestrado, a dica é consultar os cursos de curta duração oferecidos pela Film Base. Durante o mês de setembro, por exemplo, eles terão uma turma para o curso de filmagem digital. Ao todo serão cinco dias de aula e os valores variam de 445 a 485 euros.
Outra opção é o curso de produção de documentário. Há uma turma programada também para setembro. O valor do curso é 900 euros.

Reprodução: Wikimedia
Para consultar a lista completa dos cursos oferecidos, clique aqui.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br