Os celtas tem uma participação muito importante na história da Irlanda. Não é à toa que, ao caminhar pela cidade e entrar em lojas com produtos típicos daqui, notamos os símbolos e artefatos dessa cultura, que incrementara a rica história da Ilha Esmeralda.
Muitos dos contos europeus têm origem nesse povo, considerado o primeiro civilizado do continente. Seu aparecimento se deu no segundo milênio a.C.. E para realmente conhecer essa cultura, nada como explorar os traços e artes que eles deixaram na história.
Para os celtas, a arte tinha duas razões: a primeira religiosa e a segunda na guerra. Na religião, a arte era utilizada para espantar os maus espíritos e reverenciar a Natureza. Já para a outra, tratava-se da ornamentação dos instrumentos na hora das batalhas.
Muita gente que decide marcar a experiência do intercâmbio na pele, acaba escolhendo um desses símbolos para ilustrar sua experiência. Se você é apaixonado pela cultura irlandesa e quer entender melhor o que alguns deles significam, confira abaixo!
Cruz Celta
Como seu significado é associado ao símbolo solar, pode-se afirmar ela que representa a prosperidade e a fertilidade. A Cruz Celta é frequentemente gravada ou esculpida em pedra para benção das terras envolventes. O símbolo evoca o equilíbrio e a harmonia, bem como a proteção dos Ancestrais.

O foco deles são as pessoas que realmente amam ter um toque de arte no corpo. Foto: Shutterstock
Trisquel (Triskle)
Talvez o símbolo celta mais conhecido hoje seja o Trisquel. Entre os seus significados, estão o da busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e espírito ou o passado, presente e futuro. Tem uma forte ligação entre o início e o fim das coisas. Simboliza, principalmente, a evolução e a aprendizagem contínua.

Encontrar o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito ou o passado, presente e futuro. Foto: Shutterstock
Árvore da Vida
É um símbolo sagrado, que representa o mundo espiritual, o bem-estar e a integridade das aldeias. Cada árvore tinha um significado diferente, de proteção, imaginação ou sabedoria.

É um símbolo sagrado, que representa o mundo espiritual. Foto: Shutterstock
Awen
Em gaélico, significa “inspiração”. Este símbolo representa harmonia.

Esse símbolo representa harmonia. Foto: Designs By Domino
Claddagh
Um símbolo usado até hoje, composto de três partes, cada uma com o seu próprio significado. A coroa simboliza a lealdade, o coração representa o amor e as mãos que o seguram, simbolizam a amizade. Este símbolo pode ser encontrado nos anéis. Segundo a lenda, os antigos celtas o usavam como um símbolo de compromisso, que você pode notar na mão de muitos irlandeses por aí.

Claddagh ring. Foto: Shutterstock
Nó Celta
O nó celta é mais um estilo de decoração do que um símbolo, mas que resulta em lindas tatuagens. Vários tipos de nós eram usados em ornamentações e as combinações resultaram em verdadeiras obras de arte.

Uma das diversas variações do nó celta. Foto: Shutterstock
Triqueta
É um nó infinito e eterno. Historicamente, o símbolo triqueta tem sido utilizado nos últimos dois séculos como um sinal de coisas e pessoas especiais que são triplas, como mãe, filha e avó – Passado, Presente e Futuro – ou a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.

O símbolo é usado como um sinal de coisas e pessoas especiais. Foto: Shutterstock
Sigil

A magia desse símbolo é que cada um cria seu. Diversos podem ser encontrados em inscrições antigas. Foto: Shutterstock
É um dos símbolos mais enigmáticas dos celtas. É composto por linhas desenhadas intuitivamente pela pessoa, que precisa representar uma preocupação ou desejo, de modo que cada um tenha seu próprio sigil.
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@e-dublin.com.br